Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).
Diário da Pandemia – 1.494º, 1.495º e 1.496º dias:
O fim de semana foi bastante tranquilo, sendo marcado por uma verdadeira “maratona” cinematográfica! Isso porque assisti a três bons filmes, entre o sábado e o domingo. Também acompanhei ao empate do meu Mengo (pelo Brasileirão) e passeei um pouco, para sair da rotina. Hoje, por fim, dia de retorno às atividades na academia (sempre vitais!) e sem o café de fim de tarde – troquei-o por uma fruta. Amanhã, o trabalho na escola já me espera...
A propósito de um dos filmes assistidos (“France, sob os holofotes”), acabou surgindo o tema para o primeiro Diário da nova semana! Sim, vamos debater sobre “quando a fama destrói”.
Na película, a carreira, a vida doméstica e a estabilidade emocional de uma famosa jornalista francesa são colocadas à prova depois de ela atropelar um motoqueiro, em uma rua de Paris. A partir desse fato banal (pois o jovem não se machucou gravemente), a personagem France vê sua vida, e fama (principalmente), desmoronar, sofrendo uma série de fortes reveses.
Efetivamente, a fama também destrói. Em um momento, o sujeito está “por cima de tudo e de todos”; em um momento seguinte, enganado por ela (a cruel fama), ele “cai por terra”, totalmente destruído. Quantos e quantos casos de famosos que já não vimos passarem por isso?
Assim, é verdadeiro considerar que não podemos confiar cegamente na fama. Ao mesmo tempo em que podemos ser falsamente bajulados (e isso aconteceu, em determinado trecho do filme, com France), igualmente estaremos sendo atacados “pelas costas”. Quando vimos, já é tarde demais, e a fama se foi...
Nesse sentido, penso que sempre devemos ser humildes, com tudo e com todos. Afinal, nada nos garante os louros eternos: uma hora ou outra, acabamos vítimas do excesso de orgulho que a fama provoca.
Ainda, as diversas reviravoltas na vida de France fazem com que haja uma preocupação genuína do telespectador com a forma como a fama destrói, aos poucos, a vida daquela jornalista. Mesmo em seu pior momento, ela acaba tendo dificuldades para refletir sobre os erros que cometeu em sua vida e, principalmente, na sua profissão.
Cuidado, então, caros amigos, pois a fama sempre destrói algo!
Boa noite!