banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 1.723º e 1.724º dias:

Dezembro 06, 2024

“Chove chuva, chove sem parar!”. Tal como a letra da canção, hoje, por aqui, caiu muita água benfazeja do céu! Antes disso, porém, ainda ontem, fiz meu checkup cardíaco anual. Hoje, por sua vez, realizei o meu bom treino de academia e o pagamento de algumas contas avulsas. Amanhã, novo fim de semana estará conosco, no qual seguiremos (como sempre!) na fiel companhia dos tradicionais parceiros do site: F2 Centro Automotivo e Lavanderia Universo!

E chegamos, junto com o fim de ano, a mais um encerramento dos campeonatos brasileiros de futebol. Por isso, o tema deste Diário analisa uma questão muito delicada: “técnico de futebol: profissão ingrata”!

Para quem entende pouco de futebol, explico que o técnico (ou professor, como alguns jogadores chamam) é o sujeito responsável por dirigir a equipe em campo. Antes, durante os treinamentos, repassa, aos seus comandados, orientações técnicas e táticas, a fim de que seu time seja o vencedor dos jogos que disputará.

Pois, aqui no Brasil, o técnico de futebol sempre foi uma profissão ingrata. Isso porque, se estiver ganhando, é mantido no cargo; caso perder, será, sumária e inapelavelmente, demitido...

Então, essa profissão acaba sendo muito desgastante, além de inconstante. Ora, o técnico está em time X, ora em Y. Do dia para a noite, pode estar desempregado e com a carreira em risco, já que os resultados são balizadores de seu futuro.

É como afirmam os dirigentes: “mais fácil demitir um sujeito, do que o time todo”. Assim, sempre acaba “sobrando” para o técnico. Sem contar os boicotes que ele pode sofrer dos próprios jogadores, que podem fazer “corpo mole” em campo, somente para derrubá-lo...

Portanto, caros amigos, de todas as profissões existentes, certamente a que menos me atrai é a de técnico de futebol! Deixo ela para quem tem cabeça para isso!

Vamos ler de acordo com o tema de hoje: “Escola brasileira de futebol” (Paulo Vinícius Coelho). Esse livro apresenta de forma inédita, o estilo brasileiro de jogar futebol. Nesse sentido, PVC analisa os diversos esquemas táticos usados por times consagrados e pela Seleção Brasileira, buscando entender como o nosso futebol evoluiu ao longo de décadas.

Bom final de semana!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

241887
HojeHoje27
OntemOntem172
SemanaSemana419
MêsMês852
TodasTodas241887