Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).
Diário da Pandemia – 1.858º, 1.859º e 1.860º dias:
E terminou, com o Dia de Tiradentes, mais um feriado estendido! Como já contei a sexta no Diário anterior, hoje, faço referência ao sábado e ao domingo. No primeiro, visitei a Lavanderia Universo (nossa fiel parceira do site) e, depois, “vagabundeei” muito... No segundo, apenas assisti a alguns jogos de futebol – todos fracos, diga-se de passagem. Hoje, com o feriado, não houve treino na academia, mas fiz compras no mercado – a despensa já “pedia” urgência nisso!
Sempre gostei de tudo o que envolve o pensamento e seu intrincado funcionamento. Então, “navegando” pela Net, encontrei uma “preciosidade”, que ensejou o tema do Diário de hoje: “a mente é como um paraquedas: só funciona se estiver aberta!”.
Com absoluta certeza, a nossa mente precisa estar sempre aberta: para novas experiências, novos acontecimentos. Fechada, ela tende a não abstrair devidamente aquilo que recebe.
Aliás, é graças à mente aberta que avançamos enormemente no campo das ciências. Caso não houvesse o pensamento claro de muitos cientistas, o que seria da vida humana na Terra? Possivelmente, um caos...
Acredito, inclusive, que minha mente aberta levou-me a ser professor. Desde criança, sempre gostei de Português, dedicando-me, com afinco, a essa disciplina. Com o tempo, e a mente em progresso, fui avançando meus estudos, até concluir o Mestrado em Linguística – lembram que já contei dele em um texto passado?
A mente aberta humana até já nos possibilitou incluir as minorias, que, historicamente, sempre foram relegadas a um segundo plano. Graças a isso, temos, agora, o respeito às diversidades, o que é muito salutar.
Vejo que as pessoas de mente fechada sofrem mais e vivem menos. Isso porque não se permitem vivenciar a vida com plenitude. Acabam ficando para trás e sem condições de debater assuntos importantes.
Portanto, caros amigos, que sejamos idênticos a paraquedas: com a mente sempre aberta e pronta para novos aprendizados e desafios! A vida nos cobra isso diuturnamente. Não fiquemos atrasados, tendo pensamentos ruins e tacanhos!
Boa noite!