Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).
Diário da Pandemia – 2.005º, 2.006º e 2.007º dias:
Depois de muito tempo, no fim de semana, não me envolvi com nada em especial... Mentira! No sábado, visitei a Lavanderia Universo (favorita parceira do site) e degustei um bom chimarrão. “Pulando” para hoje, retornei ao dentista (para finalizar um pequeno tratamento) e, depois, fiz meu bom treino de academia – tinha outra atividade marcada para o dia, mas ela acabou não acontecendo... Amanhã, como será terça, retornarei ao trabalho para o glorioso Estado de Santa Catarina!
A vida, certamente, tem muitas coisas maravilhosas! Entre elas, o fato de podermos ver, falar e ouvir. Nesse último quesito, precisamos considerar, também, “como é maravilhoso o silêncio!”.
Sem dúvida nenhuma, o silêncio é maravilhoso! E passei a considerar muito mais isso há algum tempo, após alguns sérios problemas de som alto com um estabelecimento comercial vizinho, que, estúpido (desculpem a palavra), insistia em perturbar os outros, independente de horário... Até que faliu – graças a Deus!
Trabalhando na educação, considero que o silêncio de uma turma é fundamental para duas “simples” coisas: manter a concentração e, efetivamente, aprender. Nesse sentido, sempre fui muito “disciplinador”, exigindo de meus alunos a devida atenção ao que está sendo ensinado/aprendido.
Além disso, com o “passar” dos anos, eu também aprendi a valorizar os momentos em silêncio. Diferentemente de quando era bem jovem – e gostava sobremaneira do barulho, principalmente musical –, agora, sinto que o silêncio me proporciona paz e relaxamento.
Voltemos à problemática citada acima. Pois, então, dias atrás, um novo estabelecimento abriu no mesmo local daquele anterior. Convidado para a inauguração, fui. Na ocasião, conversei com os proprietários e fiquei extremamente satisfeito quando me afirmaram que são totalmente contrários ao som alto! Que maravilha ouvir isso!
Sim, caros amigos, como é maravilhoso o silêncio! Afinal, com ele, conseguimos, por exemplo, ouvir os indispensáveis sons da natureza, além de pensarmos com muito mais clareza! Vivas ao silêncio!
Boa noite!