banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 313º dia de confinamento:

Janeiro 27, 2021

Uma boa e longa noite de sono antecedeu um dia um pouco corrido, mesmo que a manhã tenha sido “enforcada”. Já à tarde, logo depois do almoço, um bom chimarrão (que já está virando rotina nesse horário), balanceamento e geometria dos pneus do carro (já estava na hora) e café com pão de queijo (no Café do Mestre). Pena que, hoje à noite, não há jogo de futebol para ver pela TV...

Há muito, mas muito tempo, incomoda-me, sobremaneira, uma questão que pretendo debater no Diário desta ainda chuvosa quarta-feira: “resolver problemas, e não criar novos”.

Já conheci (feliz ou infelizmente) muitas pessoas que vivem criando problemas, das mais diversas ordens: nos relacionamentos pessoais, no trabalho, nos estudos, nas relações comerciais... Inclusive, parece que elas desenvolveram uma certa “habilidade” (má) para fazer isso!

Porém, da forma como temos nosso mundo hoje configurado, precisamos, cada vez mais, de pessoas dispostas a resolver as problemáticas existentes ou que possam vir a surgir. Exemplo: esse equipamento não funciona. Em vez de reclamar “aos quatro cantos”, vou tentar consertá-lo ou procurar quem o faça.

Aliás, resolver um problema – ao contrário de criar um novo – é muito salutar, principalmente pelo aprendizado que provoca. Nesse ponto, relembro minha experiência de síndico (“tragicamente” abreviada): ao surgir algum problema no Edifício, procurava sua solução imediata, seja realizando o reparo ou chamando alguém com a competência técnica para fazê-lo.

Então, penso que – até para tornar o mundo um ambiente melhor para se viver – devemos ser mais agentes de “solução” do que de “problematização”. Afinal, a vida, com a Covid, já está áspera demais, não sendo salutar criar novas dificuldades. Para terminar, recordo de uma frase muito interessante que meu ex-colega Tilmann, do Cesec Chapecó, frequentemente falava: “se não há solução para um problema, é porque solucionado ele está”.

Em tempo: um grande abraço e meus parabéns para a Suzana, a Kalinca, a Dona Estela, a Cleci e os demais profissionais da Lavanderia Universo, já que, hoje, se comemora o Dia do Profissional de Lavanderia!

Boa noite!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

226965
HojeHoje265
OntemOntem470
SemanaSemana1600
MêsMês4849
TodasTodas226965