Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).
Diário da Pandemia – 395º, 396º e 397º dias de confinamento:
Pensem num final de semana de muita preguiça... Apesar de ficar mais por casa, fui até fazer um lanche em Chapecó no sábado à noite – fazia tempo que não ia para lá. No domingo, de útil, apenas a caminhada de fim de tarde, salutar em todos os sentidos. Hoje, por sua vez, acabei acordando mais tarde do que o usual (para uma segunda-feira). À tarde, lavei o carro (tarefa mensal) e, para finalizar o dia, um bom chimarrão com pipoca doce. Amanhã, como todos já bem sabem, terei atividades da escola no período matutino.
A partir da produtiva conversa desses dias atrás com o Tiago e o Pablo, da F 2 Centro Automotivo – mais novo parceiro do site –, surgiu o tema que será tratado no Diário de hoje: “pense local, aja global”.
Em todo empreendimento – independente de ramo ou tamanho –, é necessário, cada vez mais, pensar localmente, mas agir globalmente. Isso porque, no “rápido” mundo em que hoje vivemos, não há, absolutamente, mais fronteiras. Nenhuma fronteira.
Nos empreendimentos do passado – falemos de 30 anos atrás –, pré-Internet, os seus sujeitos tinham, geralmente, uma visão local (quando muito, regional) de seus negócios: “vou vender apenas em minha cidade; talvez tenha uns dois ou três clientes das cidades vizinhas” – pensavam, com a lógica daquele tempo.
Em meados de 1990, tudo mudou. Além da expansão natural dos negócios – com o surgimento de muitas franquias –, alterou-se, também, a forma de gerenciar os negócios, pensando em uma clientela global, sem limites de fronteiras.
Neste viés, surgiu o Diário da Pandemia. Posso até pensar de forma local – minha sede é Xanxerê, afinal –, porém preciso agir de forma global, já que a Internet possibilita que eu tenha leitores de qualquer parte do globo terrestre. E isso é fantástico!
Então, vamos agir cada vez mais globalmente: o mundo espera isso de nós!
Uma leitura para todas as idades: “Peter Pan” (J. M. Barrie). A obra constitui um conto que nos demonstra que tudo é possível. Assim, a história acontece na Terra do Nunca, lugar onde as crianças nunca crescem. Peter Pan, então, é uma criatura mística, que voa e tem como principal amiga Sininho (uma fada que o auxilia sempre).
Boa noite!