Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).
Diário da Pandemia – 533º dia de confinamento:
Desculpem, de antemão, pela preguiça que se “instalou” neste ser, no dia de hoje. Foi difícil passar as horas... Talvez, até, tenha sido efeito adverso da segunda dose da vacina, já que a recebi no último dia 31 – e, nesses dois dias, também uma leve dor de cabeça tem me acompanhado. Mas vamos ao que interessa! Pela manhã, lecionei um pouco (remotamente, ainda) para os “pequenos”, que também estavam em suas casas. À tarde, levei o carro para a lavagem mensal e até cochilei um pouco. Mais tarde, tenho compromisso do Diário e precisarei estar bem!
Caros amigos, permitam-me, hoje, tratar de um assunto que é um tanto quanto controverso. Sei que as ideias e argumentos sobre ele variam de pessoa para pessoa, mas precisamos conversar sobre o tal de “livre-arbítrio”.
A filosofia explica que o livre-arbítrio constitui a “possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante”.
Pois então, um dia, chamando um padre para abençoar nossa nova residência, ele nos explicou sobre o livre-arbítrio à luz divina. Na ocasião, o religioso observou que um sujeito mal intencionado (por exemplo), exercendo o livre-arbítrio, poderia jogar uma pedra em nosso telhado, buscando quebrá-lo. Assim, Deus permitiria que o homem optasse sempre por suas escolhas, sendo elas para o bem ou para o mal.
A partir desse esclarecimento, penso que, sim, o livre-arbítrio é uma opção pessoal, porém, sempre deveríamos decidir por (a partir dele também) fazer o certo, o justo o correto. Tenho observado, entretanto, que há pessoas que o exercem de forma a só prejudicar seus semelhantes... Nesse aspecto, chamo a atenção para aquele pequeno axioma (também muito verdadeiro): “Deus está vendo!”
Em tempo 1: entre os dias 04 a 11 de setembro, em Sobradinho (DF), duas equipes do Futsal Joni Gool (parceiro do site) estarão disputando o Campeonato Brasileiro de Ligas de Futsal. Desejamos, por isso, muito sucesso aos atletas das categorias Sub 15 e Sub 17! Nas edições do Diário da semana que vem, iremos repassar os resultados.
Em tempo 2: amanhã, teremos uma boa novidade, pois o Diário da Pandemia estabeleceu uma nova (e fundamental) parceria, a fim de auxiliar para expandir sua atuação! Aguardem, então, mais um “diazinho”, para saber as “novas”!
Boa noite!