Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).
Diário da Pandemia – 624º dia:
Acabou a boa cachaça! Sim, há pouco, finalizou mais um litro de Velho Barreiro... Fora isso, o dia de hoje passou bem lento, como convém ao segundo dia de dezembro. Assim, pela manhã, fiz mais uma boa sessão de fisioterapia e, à tarde, conversei um bom tempo com a filhota Marina – à beira de completar felizes 13 anos. Não faltou, é claro, o lanche de meio de tarde – dessa feita, cerveja (porque eu mereço!) com pastel de queijo. E, daqui a pouco, vou torcer pelo Grêmio (com absoluta sinceridade!).
Sempre – pelo menos desde que me conheço por gente – fui ligado às questões que dizem respeito à comunicação. Por isso, graduei-me em Letras e, depois, fiz uma boa Especialização em Jornalismo, posteriormente seguida por um excelente Mestrado em Linguística. Afirmo, então (sem qualquer sombra de dúvidas), que “informação é poder”.
Há um texto bem antigo (acho que da década de 1990) observando, com muita propriedade, que o ser humano envolve-se em milhares de diferentes contatos comunicacionais ao longo de um dia. Imagine agora, século 21, 30 anos depois, como está célere nossa comunicação!
Por isso (e com isso) – a prova cabal –, a informação possui um poder extremamente valioso. Vejamos com atenção como o inventor do Facebook (um tal de Zuckerberg) preocupa-se em comprar novos conglomerados, pagando fortunas por isso. Ele sabe, e muito bem, que quem detém a informação, também detém o poder!
E pensar que tudo começou nos anos de 1950, com a invenção de algo hoje obsoleto – a televisão! Até os idos de 1990, ela “reinava” sozinha, como privilegiado equipamento que fornecia a informação. Hoje, com o celular na palma da mão (tema de um Diário passado, lembram?), temos toda e qualquer informação em breves segundos. Incrível isso, não?
Aí, pergunto: você se considera bem informado? Procura informar-se cotidianamente sobre tudo?
Em tempo: não percam, amanhã, edição superespecial do Diário! Chegaremos a uma marca histórica e, por isso, comemoraremos muito! Todos convidados, desde já, para ler, curtir, comentar e compartilhar o exclusivo texto desta sexta!
Boa noite!