banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 1.609º e 1.610º dias:

Agosto 14, 2024

Depois de dois dias muito frios, nesta quarta, a temperatura subiu um pouco. Serão os últimos “estertores” do Inverno? Difícil prever... O que sei é que trabalhei, novamente, minha cota estipulada. Além disso, visitei, também, os parceiros do site (F2 Centro Automotivo e Lavanderia Universo), reuni-me com amigos e não “falhei” aos tradicionalíssimos cafés de fim de tarde. O que esperar da quinta? Alguma movimentação, como já é usual do dia.

Hoje, fiquei intrigado com diferentes assuntos. Aliás, essa tem sido a tônica do período... Talvez seja porque o momento “cobra” algumas modificações, mas a mente e o corpo (ainda) não as processam adequadamente. Enfim, questionei-me, demoradamente, sobre o tal “tempo livre”.

Recordo que, quando crianças, temos todo o tempo do mundo, literalmente. Afinal, são quase nulos os compromissos importantes. Então, ocupamo-nos em brincar e criar, não necessariamente nessa ordem.

Quando jovens, o tempo adquire outra “tonalidade”. É o momento de afirmação e conquistas: estudos, relacionamentos e trabalho. Mas, pela vivacidade da época, conseguimos contornar tudo (ou quase tudo).

Adultos, porém, o tempo acaba começando a “pesar”, já que as obrigações são muito maiores e, na sociedade ocidental (pelo menos), precisa-se ter um bom emprego (leia-se “boas condições de trabalho” e “boa remuneração”) e estabilidade emocional (geralmente representada por um casamento).

Com isso, cadê o tal tempo livre para se fazer o que se gosta, relaxar ou exercer seu direito (inalienável diga-se de passagem) ao lazer? Fica em segundo ou terceiro plano, na maior parte das vezes...

Não faz muito tempo, quando ainda tinha uma ocupação “sólida”, eu pensava que nunca chegaria a época de “desacelerar”, pensar em outros projetos que não envolvessem uma atividade remunerada.

Nos últimos sete anos, entretanto, precisei rever muitos conceitos. Entre eles, o relativo ao tempo livre. Agora, acredito que ele até exista, mas pode ser usufruído com alguma ação importante, que impacte sua vida e a dos outros. Algo a ser pensado por quem está em vias de se aposentar...

Boa noite!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

215469
HojeHoje59
OntemOntem143
SemanaSemana579
MêsMês2749
TodasTodas215469