banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 1.667º e 1.668º dias:

Outubro 11, 2024

A chuva, apesar da trégua de ontem, continuou durante todo o dia de hoje. E o que fiz nesse período? Pra começar, na quinta, cortei a barba e paguei as contas mensais. Já na sexta, fiz meu bom treino de academia, visitei a Lavanderia Universo (querida parceira do site) e tomei um bom café com coxinha. Amanhã, chega mais um fim de semana (com feriado), e pretendemos passá-lo na já tradicional companhia dos parceiros do site: F2 Centro Automotivo e Lavanderia Universo!

As eleições acabaram. Depois de vários dias de campanha, em que alguns ânimos ficaram mais acirrados, houve o pleito eleitoral municipal, no último domingo. Depois disso, em minhas “andanças”, por cá e por lá, percebi que “os políticos sumiram...”!

Sim, durante a busca por votos, todos os dias, onde eu ia, encontrava algum político fazendo sua campanha. Com todos, sempre fui muito cortês; afinal, a educação vem em primeiro lugar.

Porém, de segunda para cá, não dei de cara com nenhum político... Estariam comemorando a vitória ou amargando a derrota? Difícil dizer... A verdade é que eles, literalmente, sumiram!

O que não pode acontecer é o seu total desaparecimento nos próximos quatro anos, principalmente dos vitoriosos. A eles, a partir de agora, compete muito trabalho, colocando em prática o que se comprometeram durante a campanha!

Penso que todos os políticos deveriam cumprir um expediente de oito horas diárias, tal como um cidadão comum. Afinal, recebem um salário para isso e precisam estar disponíveis à população, para atender as suas demandas. Mas não é bem isso o que acontece na prática...

Você já procurou por um vereador e não o encontrou em lugar algum? Pois isso está errado: eles deveriam estar na Câmara, durante o horário comercial (pelo menos), para atendimento ao povo que os elegeu. Quando isso mudará?

Leiamos, que a leitura só engrandece. Para hoje, a sugestão é: “Como as democracias morrem” (Steven Levitsky e Daniel Ziblatt). Essa obra faz uma análise perturbadora e crua das ameaças às democracias em todo o mundo. Para isso, os autores estudam o rompimento da democracia nos últimos cem anos e alertam que a escalada do autoritarismo ocorre com o enfraquecimento de instituições críticas.

Bom final de semana!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

225985
HojeHoje97
OntemOntem178
SemanaSemana620
MêsMês3869
TodasTodas225985