banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 1.742º, 1.743º e 1.744º dias:

Dezembro 26, 2024

O Diário de hoje “recupera” os três últimos dias, já que, ontem, não houve edição. Assim, na terça, véspera da data natalícia de Jesus, após visitar a Lavanderia Universo (nossa especial parceira do site), empreendi viagem rumo a São Miguel do Oeste. Lá, ontem, passei o Natal, na boa companhia de queridas pessoas! Por fim, nesta quinta, após visitar alguns amigos – com destaque para o mestre Elino e sua indefectível cachacinha –, rumei de volta para casa (Xanxerê).

Hoje, também acabei lembrando, com muitas saudades, da minha querida avó paterna, Dona Elvira! Ela tinha um costume sui generis: beber “café com cachacinha”! Vamos a mais uma interessante viagem no tempo!

Geralmente, após o almoço, a vó costumava beber uma xícara de café preto. A ele, adicionava algumas gotas de cachaça, bebida preferida dela e do vô Angelo. E isso eu via acontecer praticamente todos os dias, já que morávamos na mesma casa – eles, na parte superior; nós, no térreo.

Sendo criança, eu não podia consumir bebida alcoólica, mas ficava com certa inveja do cafezinho da vó! Talvez até, em alguma ocasião, tenha experimentado um pouquinho, mas não lembro se isso ocorreu realmente...

Pois, então, moço (e com a vó já tendo partido deste mundo há um bom tempo), quando visitava a mãe, pedia a ela uma xícara de café preto, ao qual eu mesmo adicionava umas gotas de boa cachacinha...

Muito tempo depois, já separado conjugalmente, comecei a frequentar um restaurante novo. E, na entrada dele, avistei uma garrafa térmica com café preto, ladeada por diferentes bebidas alcoólicas – os populares “aperitivos”.

Após o almoço, não titubeei! Servi-me de uma xícara de café preto e nela adicionei um pouco de cachacinha, recordando, naquele momento, do legal costume da vó Elvira!

Amigos, recordo que foi um momento de puro deleite! As lembranças vieram à tona, misturadas àquele especial sabor! É como se eu tivesse retornado no tempo, uns 40 anos!

Agora, com certa frequência, repito o “ritual”! Enfim, como diz o sábio, não devemos nos furtar de pequenos prazeres da vida!

Boa noite!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

241915
HojeHoje55
OntemOntem172
SemanaSemana447
MêsMês880
TodasTodas241915