Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).
Diário da Pandemia – 1.840º e 1.841º dias:
Iniciamos, graças ao bom Deus, mais um abril! E o que este novo mês nos reserva? Espero que muitas coisas boas! Ontem, então, para bem começar o novo período, lecionei um pouco (para minhas diletas turmas da escola), além de visitar a Lavanderia Universo (nossa mui querida parceira do site). Hoje, enfim, trabalhei mais um bocado – inclusive em dois turnos. Amanhã, a quinta-feira nos aguardará com muitas e boas movimentações!
A partir da jornada dupla desta quarta, acabou surgindo mais um bom tema para reflexão! Sim, todos nós queremos, sempre, ter “um dia tranquilo e produtivo”. Acompanhem, pois, meu raciocínio!
A tranquilidade faz parte da gênese humana. Procuramo-la em todas as partes, já que ela nos faz extremamente bem. Viver tranquilo, por isso, é sinônimo, até, de mais longevidade – que o digam nossos idosos.
Por outro lado, o “sistema” do qual fazemos parte nos cobra, incessantemente, produtividade. E isso se aplica em todas as áreas, não apenas no campo profissional. Assim, precisamos ser produtivos, também, em nossos relacionamentos – caso contrário, eles tendem a perecer.
Confesso que, desde criança, sempre pretendi ter dias tranquilos e produtivos. Inclusive, creio que, na maior parte de minha vida, isso aconteceu. Houve até uma época em que eu trabalhava três turnos diários (um planejando aulas e outros lecionando), além de fazer “horas-extras” aos fins de semana, revisando artigos, monografias, dissertações e teses.
Nos últimos tempos, penso que ressignifiquei os conceitos de tranquilidade e produtividade. Comecei a me preocupar mais com a qualidade intrínseca desses dois substantivos. E, por isso, acho que até meu desempenho melhorou.
A grande verdade (verdadeira, diria minha prima Paula!) é que nem sempre estamos dispostos a ser produtivos. Em muitos momentos, queremos apenas estar tranquilos, de “bem com a vida”.
Então, caros amigos, não se culpem por desejar a tranquilidade em primeiro lugar! Afinal, se ela estiver presente, necessariamente seremos mais produtivos. Podem ter absoluta certeza disso!
Boa noite!