Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).
Diário da Pandemia – 1.996º e 1.997º dias:
Novamente, dois dias climáticos bem diferentes aconteceram ontem e hoje. Na quinta, com uma temperatura amena, cortei a barba (pela manhã) e confraternizei com amigos (à noite). Nesta sexta, com certo frio e alguma chuva, voltei ao meu bom treino de academia (havia faltado em três sessões) e tomei um chimarrão de fim de tarde (bem acompanhado por pipocas). Agora, esperamos o novo fim de semana, em que pretendemos passar na excelente companhia da Lavanderia Universo (fenomenal parceira do site)!
Gosto muito de todos os assuntos vinculados à mente – aliás, tenho certo fascínio por eles. Com isso, “vira e mexe”, estou perscrutando meus sentimentos. Nesse sentido, defendo que devemos realizar a “gestão das emoções”.
Mas, afinal, o que são as emoções? Conforme a Psicologia nos explica, são reações complexas e multifacetadas do corpo a estímulos internos ou externos, que envolvem alterações fisiológicas (como choro ou riso) e experiências subjetivas (como alegria ou tristeza).
Em grande medida, elas são instintivas e influenciam comportamentos e decisões, sendo cruciais para a interação social e até a sobrevivência. Em nosso caso, seres mamíferos, as emoções ajudam a reagir a estímulos ambientais, tomar decisões e até comunicar informações.
Como exemplos de emoções básicas, temos o medo, a raiva, a alegria, a tristeza, o nojo e a surpresa. Assim, elas podem influenciar a forma como interagimos com as pessoas – nesse caso, podendo gerar conflitos ou conexões.
Na saúde, especificamente, emoções extremas ou constantes podem ter efeitos negativos, como problemas gastrointestinais; enquanto as emoções positivas costumam ser benéficas.
Tenho, nos últimos tempos (de uns dez anos para cá), tentado gerir minhas emoções. Porém, isso não é uma tarefa nada fácil... Na verdade, como eu era um sujeito muito nervoso, costumava “explodir” quando as coisas não saiam a meu contento.
Por isso, aos poucos, comecei a procurar gerenciá-las, a fim de melhor conviver com as situações. Sei que ainda há algum caminho a percorrer, mas já avancei bastante!
Bom final de semana!