banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 2.022º e 2.023º dias:

Outubro 01, 2025

Não, não fiquei sem ocupação ontem e hoje! Afinal, como sempre, cumpri minha labuta de professor do glorioso Estado de Santa Catarina! Ainda, sobrando algum tempinho, na terça, visitei a Lavanderia Universo (fantástica parceira do site) e tomei um café com pão na chapa. Nesta quarta à tarde, por sua vez, cumpri um autêntico “périplo”, passando em oito diferentes lugares! E, logo após a produção e publicação do Diário, também vou organizar as contas do mês... Ufa!

Muitas pessoas se queixam de suas respectivas profissões. Acredito, aliás, que todas as ocupações têm seus pontos positivos e negativos. Então, neste primeiro Diário de outubro, quero desabafar que a “vida de professor não é fácil!”. Sigam, pois, meu raciocínio!

Ao optar por ser professor (há algumas décadas já), sabia que não teria uma vida fácil... Afinal, “lidar” com pessoas exige muita paciência e bastante traquejo. Enquanto a maioria dos profissionais atende a apenas um cliente por vez, o professor precisa dar conta de dezenas ao mesmo tempo...

Nos meus “primórdios”, era basicamente muita fala e uso do quadro de giz. Tempos depois, surgiu o retroprojetor (conhecem?), o que facilitou um pouco a dinâmica das explicações. Bem depois, o projetor multimídia, que também diminuiu um pouco o uso da voz, já que apresenta múltiplas possibilidades de interação – voz, imagem e vídeos, por exemplo.

À parte da tecnologia, porém, temos os aspectos que ressaltam o fato de a nossa vida não ser fácil... Atualmente, com nossos alunos extremamente “seduzidos” pela tecnologia (com seus variados tipos de telas), precisamos “gastar”, e muito, a saliva para convencê-los a nos ouvir e efetivamente aprender...

Aliado a isso, substituindo os diário preenchidos à mão (uma tarefa inglória, pois não podia conter rasuras...), temos tudo on-line. E, com isso, aumentou sobremaneira a burocracia escolar: “vira e mexe”, algum burocrata (que nunca “pisou” numa sala de aula), “inventa” um novo relatório a ser preenchido...

Ah, quase ia esquecendo! Na nossa nobre profissão, ainda temos os planejamentos diários (como lecionar sem planejar?), a confecção e a correção de trabalhos e provas, além de outros “afins”. Enfim, ser professor, efetivamente, não é nada fácil!

Boa noite!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

312047
HojeHoje228
OntemOntem872
SemanaSemana1939
MêsMês1100
TodasTodas312047