banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 322º dia de confinamento:

Fevereiro 05, 2021

E chegou mais uma esperada sexta-feira! Para mim, particularmente, veio “em boa hora”, tamanha a canseira da primeira semana de trabalho! Hoje, diferente dos outros dias, ficamos o dia inteiro na escola, recebendo orientações de como proceder (protocolo sanitário) no retorno às aulas – muitas informações, porém todas importantes e necessárias. Após, já de volta a Xanxerê (lembrem que a EEB Kyrana Lacerda fica em Vargeão), degustei um bom chimarrão com pipoca doce. Agora, até um pouco tardio, preparo o último Diário da semana!

Não lembro com quem recordei, esses dias passados, de uma espécie de ditado muito utilizado pela minha saudosa vó paterna (Elvira), falecida há muito, muito tempo: “quem tem põe, quem não tem tira!”.

Na época, a vó, muito caridosa, orientava-nos que devíamos nos preocupar sempre com o semelhante, o próximo, auxiliando-o materialmente. Assim, ela, sabiamente, propunha que quem tivesse recursos, colocasse-os à mesa, enquanto quem estivesse sem, utilizá-los-ia para suas necessidades. Essa foi uma de tantas boas lições que aprendi com a vó, que chamávamos carinhosamente de “nona”.

Bom, demos uma rápida “olhada social”... O que vemos? Salvo engano, que a maior parte da riqueza mundial (em torno de 90%) está concentrada nas mãos de poucas pessoas (4%). Assim, independente do discurso “tenho esse recurso porque batalhei muito por ele; se você não tem, deve trabalhar por isso”, é preciso olhar mais com a visão caridosa de minha vó...

Aqui, não quero discutir regime político ou econômico de um país: mais do que isso, penso que devemos nos preocupar, dentro dos limites de nossas possibilidades, com o outro, que é, queiramos ou não, nosso irmão. Se tenho mais do que ele, posso, e devo, ajudá-lo de alguma forma. É minha obrigação humana, cristã.

E como auxiliar o outro? Fornecendo a ele uma oportunidade de trabalho, um cobertor, pão ou até algum dinheiro. Nesse aspecto, gosto muito daquele ditado, que não é da minha vó, mas sabiamente proclama: “é mil vezes melhor poder ajudar do que precisar ser ajudado!”.

Pensemos nisso! Muitas pessoas precisam de nós com tão pouco! Não podemos “fechar” nossos olhos aos sofrimentos e necessidades dos irmãos!

Boa noite e bom final de semana!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

226970
HojeHoje270
OntemOntem470
SemanaSemana1605
MêsMês4854
TodasTodas226970