banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 341º dia de confinamento:

Fevereiro 24, 2021

Novamente, hoje, fiquei manhã e tarde à disposição de meus alunos para esclarecer dúvidas sobre a primeira atividade letiva deste 2021. Numa pequena folga no início da tarde, aproveitei para degustar um bom mate amargo. No fim de tarde, mesmo com bastante Sol, fiz minha caminhada rejuvenescedora. Entretanto, esperando o cartão de crédito “processar”, ainda não consegui substituir meu ventilador quebrado... Assim, haja aguentar tanto calor!

Como todos já estão “cansados de saber”, sempre fui fã de viajar. Inicialmente, quando criança, adorava as (raras) viagens que fazíamos em família. Depois, já jovem, aventurei-me sozinho por diferentes “plagas”. Então, adulto, intensifiquei as aventuras de viajante. Ao que tudo indica, esse é o tema de hoje? Não, mas está correlacionado, pois vou tratar de “cartão postal”!

Para quem é mais jovem e não conhece, o cartão postal, como o próprio nome diz, tem uma textura mais espessa, geralmente possuindo formato quadrado. Seu objetivo é divulgar os pontos turísticos de um lugar, apresentando paisagens vistosas, lugares raros e atrativos. Assim, antigamente pelo menos, havia duas utilidades básicas para ele: colecionar (e comprovar que estivemos em determinado lugar) ou encaminhar, pelo correio, há alguém.

Então, a partir do momento em que comecei a viajar sozinho, adquiri o hábito (muito salutar) de comprar cartões postais, tanto para minha coleção particular (os da viagem à Europa com a mãe, em 1998, são “intocáveis”) quanto para enviar a alguém querido – fiz muito isso com minhas saudosas namoradas da juventude...

Acredito, mas não tenho certeza absoluta, que o cartão postal, atualmente, tenha virado uma espécie de “peça de museu”. Pelo menos, eu já faz muito tempo que não adquiro mais nenhum, restando-me aqueles ainda das viagens distantes de um tempo que já passou...

Minha ideia é, quando voltarem as aulas presenciais e a “vida normal”, levar meus cartões postais à escola, para apresentar aos meus alunos um mundo “ainda desconhecido” para eles. O que acham disso?

E você, tem coleção de cartões postais ou costumava enviá-los em viagens?

Boa noite!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

227009
HojeHoje309
OntemOntem470
SemanaSemana1644
MêsMês4893
TodasTodas227009