banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 531º dia de confinamento:

Agosto 31, 2021

Um dia em que, mais uma vez, fico muito grato ao “glorioso” Estado de Santa Catarina. Primeiro, logo cedo de manhã, pela oportunidade de lecionar para meus diletos alunos da 1ª série (mesmo que por via remota). Em segundo, por possibilitar que eu recebesse a segunda dose da vacina contra a Covid. E viva os “inventores” da vacina! Fora esses acontecimentos muito importantes (sem ironia, por favor!), passei na lavanderia e, para “fechar o dia”, tomei um café com pão torrado (que é o que me “cabe ao bolso”, no momento) – inclusive, grato ao atendimento, sempre cordial, da Solange!

Já faz um certo tempo que quero tratar, aqui, de um tema que me é muito caro, mas não surgia a oportunidade. Agora, pelos novos “ventos que deverão soprar”, podemos, com pertinência, tratar dele. Convido, então, a uma reflexão sobre “percepções”.

Considere-se, a princípio, como um peixe no aquário. Longe de seu hábitat natural, você “reina” num ambiente só seu. Ninguém o incomoda, ninguém o contesta, ninguém o põe a prova. Sua percepção sobre si pode levar a dois raciocínios: eu sou poderoso, por ser “dono” de mim mesmo; ou sou um escravo, pois não tenho a “liberdade” de nadar para onde quiser...

Agora, você é um pássaro na gaiola. Seu canto pode variar, também considerando duas possibilidades: alegria, por ter um “lar” seguro; ou tristeza, por não poder voar “livremente”... Em ambos os casos, não podemos considerar a condicionante da proteção, alimentação ou cuidados, de um lado; ou viver na insegurança, de outro – pois ambos são, genuinamente, “cativos”.

Transportemos nossa análise para a “esfera” humana. Aí, “entram em jogo” duas percepções bem distintas, e ao gosto da “ótica” aplicada: a sua e a do outro. Na primeira, pode-se ser tanto um vencedor quanto um vencido. Na segunda, variadas possibilidades, guiadas pelos interesses que norteiam a percepção alheia...

Por isso, precisamos “investir” continuamente em uma boa autopercepção, que nos conduza, sempre, aos melhores caminhos, rumo a novos e desafiantes triunfos!

Em tempo: o Diário, em meu nome, agradece ao auxílio do amigo Lauro, que foi muito importante no dia de hoje. Assim, estou no compromisso de, em data oportuna, fazermos um bom lanche no posto!

Boa noite!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

227202
HojeHoje502
OntemOntem470
SemanaSemana1837
MêsMês5086
TodasTodas227202