banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 902º e 903º dias:

Setembro 07, 2022

O dia amanheceu chovendo, para tristeza de muitas pessoas, já que, em virtude disso, muitos desfiles cívicos, de vários municípios da região, acabaram sendo cancelados. Eu, porém, participei, pela escola, do minidesfile, ocorrido em um ginásio de Vargeão. Logo mais, tão logo finalize o Diário, irei me preparar para um evento decisivo de amanhã – alguns mais chegados sabem do que estou falando; para os demais, conto em momento oportuno.

Nas aulas que lecionei ontem, abordei com meus alunos sobre os significados das palavras “pátria” e “patriota”. E, como a data de hoje enseja, vamos, então, refletir um pouco sobre o “Sete de Setembro”!

Conta-nos a história que nesse dia, há exatos 200 anos, às margens do Riacho Ipiranga, Dom Pedro I (nosso primeiro imperador), afirmou a célebre “Independência ou morte!”, proclamando a nossa independência em relação a Portugal, de quem éramos Colônia.

Com isso, a data, a partir daí, virou motivo de muita comemoração. Com o tempo, surgiram os desfiles cívicos, para marcar um dos acontecimentos mais importantes da História brasileira.

Recordo que, quando criança (e até na juventude), eu participava dos desfiles muito contra a vontade – achava “cafona” e tinha muita vergonha de ser assistido por outras pessoas. Naquela época, o costume era marchar (muito concentrado!), tal como os soldados do Exército o faziam.

Agora, já não me oponho mais ao desfile cívico, pois acredito constituir um momento que revela um dos sentidos de sermos patriotas, como, inclusive, debati com meus alunos ontem.

Contudo, para além disso, precisamos, constantemente, refletir sobre o fato de pertencermos a uma pátria livre, em um país com dimensões continentais e que, ao lado de muitos pontos positivos, também tem os negativos.

Afinal, foi aqui que nossos pais (bem antes de nós) nasceram, cresceram, tiveram seus trabalhos e constituíram suas famílias. Por isso, este “torrão” nos acolhe e, dependendo em grande medida de nossos esforços pessoais, proporciona-nos uma vida digna!

Viva a Pátria Amada, Brasil!

Boa tarde!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

226727
HojeHoje27
OntemOntem470
SemanaSemana1362
MêsMês4611
TodasTodas226727