Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).
Parabéns crianças, parabéns professores! (crônica)
Depois de um dia no parque da praça, relativamente cansativo, mas alegre e feliz, foi inevitável não comparar as comemorações costumeiras da Semana da Criança com as do ano passado. A gritaria, o sobe e desce nos brinquedos, a alegria e a expressão de prazer em cada carinha, remeteu meu pensamento ao ano anterior, outra vez...
Naquela ocasião, nós, professores, fomos à escola para gravar mensagens e fazer o costumeiro cartãozinho para nossas crianças. Lembramos, então, que sempre pedíamos silêncio e reclamávamos da correria. Estávamos na escola, e ela era só nossa. O que víamos era um espaço vazio, silencioso e frio. Íamos, semanalmente, organizar atividades impressas aos alunos que não tinham acesso à Internet.
Combinamos que o cartão traria uma mensagem alegre, esperançosa, e o fizemos. Eu, particularmente, pequei: fiz uma mensagem que nem eu acreditava, como se fôssemos voltar às aulas a qualquer momento.
Mas o ápice da homenagem seria no dia seguinte, no início da aula pelo Google Meet. E eu tinha me organizado: o que falar, cuidado com o tom de voz, roupa adequada, uma maquiagenzinha suave... Tudo cronometrado e preparado para tornar o nosso encontro especial e próximo. Abrimos a câmera! Todos ligados! Dei bom dia, fiz a chamada e iniciei minha fala.
Logo, percebo um aluno com o dedinho erguido; dei a palavra. Ele disse que sua mãe havia recebido uma mensagem, essas da Internet. Era uma surpresa e combinava com a professora. Ela iria adorar, por se tratar de um vídeo: música de Bon Jovi, grandes hospitais recolhendo macas, mostrando UTIS vazias, médicos e enfermeiros fechando portas e pendurando seus jalecos. E ele me disse: “Sabe, profe, ela combina com você, porque seu filho trabalha na Saúde, e quando isso acontecer, ficarás feliz... Então, é o meu presente do Dia do Professor!”.
Esse aluno roubou a minha cena, acabou com minha maquiagem e com meu discurso promissor...
Durante meus 30 anos como professora, nunca havia estado tão perto, tão conectada com meus alunos. Em especial, nesse, comemorando o Dia das Crianças e o do Professor.
* texto de Rosilene Moraes, professora de Educação Infantil, que reside em Barracão (RS)
Comentários
Infelizmente passamos por está Pandemia, que nos trouxe uma nova realidade.
O professor acaba dando um tratamento especial aos seus alunos e muitas vezes os vê como sua família , indo além da responsabilidade profissional e imagino o quanto isto deve ter sido difícil. O lado humano...o dia a dia vivido na sala de aula, o agito das crianças.
Que bom que estamos superando a Pandemia e voltando aos bons tempos.