banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 1.501º, 1.502º e 1.503º dias:

Abril 29, 2024

Posso definir como bem aproveitado o último fim de semana. No sábado à tarde, dirigi-me a São Miguel do Oeste, a fim de visitar a mama. Lá, fiquei muito contente, pois encontrei, também visitando-a, a prima Fátima e o primo Jevaldir, de “Casias”! No domingo, além de assistir à retumbante derrota do Fla no Brasileirão, degustei uma boa pizza. Por fim, hoje, empreendi viagem de volta, “enfrentando” uma BR em péssimas condições, tamanho o número de buracos...

Talvez pelo cansaço físico e mental da viagem, nesta segunda, estava sem ideias para escrever o Diário. De repente, lembrei de algo que tive poucas vezes nesta vida: trato do famigerado “peso na consciência”!

Segundo um dicionário psicanalítico, “o peso da consciência é a moral do ser humano avisando que a pessoa fez algo errado. Entretanto, as pessoas com desvio de conduta não sabem quando a consciência pesa, porque não sentem remorso. Por isso que essa sensação é bastante comum em pessoas com educação moral”.

Bah, caro Prates, então, eu não tenho a dita educação moral? Acho que ao contrário: por guiar minhas ações pelo bom senso, procurei sempre fazer o correto, não deixando que o mal dominasse minhas atitudes.

Agora, quantas pessoas não sofrem com o tal de peso na consciência? Acredito que muitas, mesmo que nada (ou pouco) façam para reverter algum mal que porventura tenham praticado, mesmo que no “calor do momento”...

A bem da verdade, caso houvesse mais situações de peso na consciência, acredito que nosso mundo seria mais justo, mais humano, mais fraterno. Pois as pessoas pensariam muito antes de cometer algo ilícito, para não serem acometidas, depois, pelo inevitável peso na consciência.

Como sempre é tempo de refazer as coisas, sugiro que levemos a mão à consciência e reflitamos sobre nossos erros no passado, seja ele próximo ou distante. Com isso, certamente o peso na consciência aflorará e poderemos pensar em consertar alguns erros. O que acham disso?

De minha parte, comprometo-me a buscar recordar de algumas situações ruins, inadequadas, para também realizar esse importante exercício!

Boa noite!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

226050
HojeHoje162
OntemOntem178
SemanaSemana685
MêsMês3934
TodasTodas226050