Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).
Diário da Pandemia – 1.569º e 1.570º dias:
Devagarinho, o frio vai retornando, já que estamos em sua estação “nobre”! Talvez pela idade, talvez pela disposição, não gosto mais (se é que um dia gostei...) das temperaturas baixas. Mesmo assim, entre ontem e hoje, envolvi-me em variadas atividades: na quinta, cortei o cabelo (como é tradicional uma vez por mês) e almocei com a filha Marina; na sexta, assisti à partida entre Alemanha x Espanha (pela Eurocopa) e sorvi um bom chimarrão com pipocas. Enfim, agora é aguardar o fim de semana, na sempre importante companhia dos parceiros do site: F2 Centro Automotivo e Lavanderia Universo!
Existem milhões de palavras positivas em nosso vocabulário. Quase todas elas, inclusive, eufônicas (com uma pronúncia bonita). Neste Diário, quero tratar de uma que considero muito importante: a “iniciativa”.
Segundo o dicionário, iniciativa significa “1. ação daquele que é o primeiro a propor e/ou a realizar qualquer coisa. 2. traço de caráter que leva alguém a empreender alguma coisa ou tomar decisões por conta própria; disposição natural; ânimo pronto e enérgico para conceber e executar antes que outros”.
Portanto, a iniciativa, considerando a ideia de disposição natural, é deveras fundamental em nossa vida. Precisamos dela para realizar qualquer intento, por mais simples que ele seja.
Contudo, cada vez mais, vemos menos pessoas com iniciativa. Sim, encontramos muitos indolentes “por aí”, sem vontade de realizar nada... Sinal dos tempos? Excesso de tecnologia? Muitas podem ser as respostas para isso.
Por meu lado, considero-me uma pessoa com iniciativa: sempre penso em propor ou realizar algo antes dos outros. Talvez seja uma característica de personalidade, mas também está ligada ao meu ofício de professor.
E você, caro amigo, considera-se uma pessoa de iniciativa?
Já que o assunto é iniciativa, leiamos um livro sobre isso: “Apaixone-se pelo problema, não pela solução” (Uri Levine). Nesse livro, o autor (cofundador do Waze) empenha-se em disseminar o pensamento empreendedor, para que outras pessoas possam também construir suas próprias empresas. Assim, ele oferece uma visão interna da criação do Waze, revelando fórmulas para o sucesso.
Bom final de semana!