banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 1.595º e 1.596º dias:

Julho 31, 2024

Até que foi bom retornar ao trabalho, após alguns bons dias de miniférias. Já estava até, por incrível que pareça, com saudades da escola e dos alunos! Para além do labor, ontem, fiz uma consulta médica de rotina, à tarde, após almoçar com a vivaz filha Marina. Hoje, por seu turno, visitei a Lavanderia Universo (nossa especial parceira do site) e lanchei o bom café com pão torrado. Amanhã, como é tradicional das quintas, novos movimentos já me aguardam!

Milhões são as frases de motivação que circulam pela Net. Em muitas, acredito; em algumas, nem tanto... Uma delas, que considero muito verdadeira, diz que “o trabalho dignifica o homem”. Verdade isso? Analisemos, pois, juntos!

Para começo de história, acredito que, desde o seu surgimento, o homem já criou o trabalho, para não ficar “desocupado” e ser criticado pelos outros. Mas, afinal, qual foi a primeira ocupação humana?

Inicialmente, eram trabalhos manuais, já que não haviam ferramentas. Depois, começou-se a empregar objetos que diminuíam o peso do trabalho, propiciando maior agilidade e menos esforço – consequentemente, menor cansaço...

Até podemos dividir o trabalho em dois: braçal e intelectual. No primeiro, nunca fui exímio; no segundo, identifico-me sobremaneira. Aliás, como já confessei neste fórum, pouco sei fazer de coisas práticas, além de lecionar...

Na verdade, meu envolvimento com o trabalho começou cedo: tive meu primeiro emprego (de jornaleiro) aos 11 anos de idade. De lá para cá, nunca mais consegui parar e acho que ainda está longe minha aposentadoria definitiva...

Mas voltemos ao tópico principal, de que o trabalho dignifica o homem. Certamente, aquele que exerce algum ofício – por mais simples que seja – sente-se importante, pois está colaborando com algo.

Penso, inclusive, que todas as profissões têm seu grau de importância, desde as mais humildes até as mais “nobres”. Aliás, até temos um dia para comemorar o trabalho e seu valor.

Enfim, amigos, que saibamos valorizar o trabalho, sempre. E, se possível, que possamos continuar exercendo um ofício até que nos seja possível, física e mentalmente!

Boa noite!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

226057
HojeHoje169
OntemOntem178
SemanaSemana692
MêsMês3941
TodasTodas226057