Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).
Diário da Pandemia – 1.634º, 1.635º e 1.636º dias:
E o que me dizem deste calorão, em pleno Inverno? Definitivamente, as estações perderam sua essência... Porém, faça calor ou não, a vida segue seu rumo, sempre em frente! Assim, o fim de semana foi tranquilo, sem grandes movimentações – o destaque ficou para o Desfile da Independência, que acompanhei em Vargeão, no sábado. Ontem, de diferente, acabei colocando as notas do trimestre em dia. E hoje, para bem começar a semana, mais um bom treino de academia!
Cada vez mais, convenço-me de que precisamos recuperar alguns pontos perdidos do passado. Sim, não temos mais algumas boas atitudes que nos caracterizavam antes. Entre elas, necessitamos voltar a “iluminar o caminho dos outros”!
Claro que a ideia de iluminar o caminho dos outros não deve ser entendida em seu sentido literal: colocar uma luz (seja natural, seja artificial) na frente das pessoas, para que elas vejam por onde andam.
É mais profundo que isso. Significa muitas coisas, aliás. Entre elas, a de auxiliar os outros no que eles mais precisam. Nesse aspecto, vejo que o professor está, constantemente, iluminando o caminho alheio.
Mas o que ganho fazendo isso? Penso que, além de uma “recompensa no céu”, está o fato de nos sentirmos melhor com essas boas atitudes. Afinal, o mundo carece de apoio mútuo, seja em bons ou maus momentos.
Além disso, quando iluminamos o caminho dos outros, acabamos por tornar mais claro o nosso próprio caminho. Sim, a luz beneficia a todos, já que podemos estar, também, desfocados em relação a muitos aspectos da vida...
Notadamente, de 2019 para cá, sinto que estou praticando muito esse iluminar. Após a guinada profissional que minha carreira teve, tenho trabalhado mais com os adolescentes, e isso tem sido bastante recompensador.
Poder ensiná-los é deveras salutar e enriquecedor. Então, sinto que, aos poucos, tenho iluminado (pelo menos um pouco) muitas novas vidas. E pretendo continuar a fazer isso por um bom tempo – se Deus assim o permitir...
Enfim, amigos, vejo que sempre é hora de iluminar o caminho dos outros. Isso, inclusive, pode envolver pequenas ou grandes atitudes. O que não podemos é perder a crença de que o nosso ser é engrandecido com essa nobre tarefa!
Boa noite!