banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 106º dia de confinamento:

Julho 02, 2020
Dia relativamente normal. Pela manhã, negociações com o banco e, depois, levar o computador pro “hospital”. À tarde, resolver questões do condomínio. Agora, a merecida “parada” para escrever o Diário. Lembrei, então, do que falava um colega do Banco (do qual não lembro, infelizmente, o nome): “enquanto se descansa, vamos carregar um pouco de pedras” – é claro que ele dizia brincando, fazendo referência à sobrecarga de trabalho na época.
 
Hoje, havia muitos temas em voga, até que resolvi tratar de amabilidade. Lembro que essa palavra bonita significa “característica ou atributo de amável; dito ou ação amável; gentileza”.
 
Vejo que a amabilidade é uma característica intrínseca a muitas pessoas: elas nasceram com esse dom. Assim, para elas, serem amáveis é como respirar – algo natural, que flui facilmente.
Os amáveis (vamos chamá-los assim) são pessoas tranquilas, “de bem com a vida”. Para eles, todo dia é “dez”, não há “tempo feio”. Com isso, transferem sua amabilidade para as pessoas com quem convivem. Por características de personalidade pessoal, não me incluo, contudo, entre essas pessoas.
 
Ah, mas ser amável é “frescura”, a quem contraponha. Se pensarmos assim, então aboliremos da “face da Terra” outras qualidades aparentemente fúteis: boa educação, generosidade, empatia, solidariedade, só para citar algumas ações.
 
Vamos para o outro “polo”. Para algumas pessoas, porém, a amabilidade não tem lugar, não possui espaço. É como querer que o peixe voe, e o pássaro nade: caso ela aparecer, é nitidamente “forçada”, com o intuito de agradar ao outro na pressão, seja por questões de trabalho ou por algum interesse pessoal. Já ouviram falar que uma pessoa finge ser legal para obter algum benefício? Aí está ela...
 
A partir disso, acho que (conforme hoje refletia com um amigo) a amabilidade está precisando ser mais exercitada em nosso duro cotidiano. Caso formos amáveis, receberemos do outro também amabilidade, com doses de respeito e carinho. Se formos “duros”, também teremos como resposta um mau tratamento. Aquela célebre lei de Newton funciona aqui: “toda ação gera uma reação de igual ou maior intensidade”.
 
Sejamos, então, amáveis uns com os outros, para transformar nosso mundo em um lugar mais empático para viver.
 
Boa noite a todos!
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

225133
HojeHoje110
OntemOntem176
SemanaSemana1332
MêsMês3017
TodasTodas225133