banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 122º dia de confinamento:

Julho 18, 2020
Dia tranquilo “por demais”, com um bom Sol e temperatura amena – bem do meu agrado. Aliás, essa tem sido a tônica dos últimos dias, depois de alguma “turbulência” na terça, por motivos que não vale a pena recordar. Pelo jeito, teremos um fim de semana calmo, mas com o vírus ainda incomodando muito Xanxerê – recentemente, entramos na “bandeira vermelha”, de alerta total.
 
O ano de 2003 reservou muitos acontecimentos legais. Sem dúvidas, o mais marcante foi ter iniciado o Mestrado em Linguística na UFSC, o qual me especializou ainda mais para a tarefa de ensinar (e aprender) Língua Portuguesa.
 
Naquele ano, eu e meu amigo Márcio (colega de curso) resolvemos fazer algo diferente, unindo os estudos com uma causa social. Assim, planejamos uma micropesquisa com uma comunidade carente de Florianópolis. A atividade foi orientada pela doutora Rosangela Hammes Rodrigues, uma das nossas professoras do Mestrado.
 
Durante várias semanas, realizamos, com uma turma de adolescentes do Morro da Penitenciária, matriculados na Escola Hilda Theodoro, uma oficina de leitura e produção textual. Além disso, fomos com eles à comunidade, para ouvir histórias fantásticas contadas por moradores antigos do local.
 
A micropesquisa culminou com o lançamento do livro “Quem escreve um conto, chega a um livro”, no final daquele ano, reunindo, na escola, alunos e seus pais. Foi um momento muito legal, no qual “prestamos contas” do trabalho, que estava vinculado a uma disciplina do Mestrado.
 
Depois, em 2005, finalizei o Mestrado com louvor e com a esperança de, logo, cursar o Doutorado. Porém, em função de novos projetos (construção de uma casa e planejamento da Marina), fui adiando os estudos, algo que me arrependo um pouco, pois “a casa se foi”, e a Marina não está tanto comigo quanto mereço e desejo...
 
Agora que as “coisas voltaram aos trilhos”, penso em retornar aos estudos em breve. Antes, porém, preciso cumprir algumas exigências vinculadas ao meu estágio probatório como professor do estado de Santa Catarina. Espero que Deus continue me acompanhando em meus projetos pessoais, como tem feito até agora.
 
Por hoje é isso! Boa noite e bom final de semana para todos nós!
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

223362
HojeHoje56
OntemOntem168
SemanaSemana705
MêsMês1246
TodasTodas223362