Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).
Diário da Pandemia – 126º dia de confinamento:
Julho 22, 2020
Novamente um dia muito agradável, mas somente em termos climáticos. De um modo geral, a quarta-feira tem sido o dia da semana mais atribulado pra mim, devido ao atendimento de três turmas do Ensino Médio, com preparação e postagem de atividades, além das aulas on-line. E isso tem sido deveras cansativo, para não usar um termo mais forte...
Então... Nos duros tempos em que vivemos, a tecnologia tem sido uma aliada muito valiosa. Além de nos preencher o tempo (que cada vez parece ficar mais ocioso!), ela nos distrai de diversas maneiras.
A partir da Revolução Industrial (séculos XVIII e XIX), podemos considerar que a tecnologia foi se desenvolvendo “a passos largos”. Hoje, temos à disposição, dentro de nossa casa, um “universo tecnológico”: desde os eletrodomésticos até os equipamentos de computação. Sem mencionar o “bendito” celular.
Sempre convivi bem com a tecnologia, pelo fato de, muito cedo (no tempo do BB), conhecer o computador e aprender a “lidar” com ele. Depois, como professor universitário, aprendi a manusear as tecnologias com mais desenvoltura – que legal foi a primeira vez em que utilizei um data-show! Agora, com as “malfadadas” aulas a distância, aprendi novas ferramentas; mas, confesso, algumas considero totalmente inúteis.
O que virá em nosso futuro tecnológico? Apesar de não ser muito confiante em tecnologias mirabolantes (afinal, em 1980, prometiam, para 2020, termos carros voadores...), assusta-me a ideia de convivermos com androides do tipo “Exterminador do futuro”. Pois, como confiar em criaturas de ferro que poderão, da noite para o dia, querer tomar nosso lugar???
Enfim, a tecnologia ainda nos reserva muitas surpresas. Estejamos, portanto, preparados para um futuro totalmente desconhecido, mas, com certeza, muito tecnológico.
Hoje, a sugestão literária é para um autor atualíssimo: “Para onde vai o amor?” (Fabrício Carpinejar). No livro, ele apresenta 42 textos sobre amor, desilusão amorosa, casamento, divórcio, saudade e outros sentimentos que compõem os relacionamentos. Com sua prosa poética, o autor explica o que se passa dentro do coração do leitor.
Boa noite!