banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 153º dia de confinamento:

Agosto 18, 2020
Muita chuva predominou nas últimas 24 horas. Queria dormir mais, porém o dever me chamava: preparar as atividades semanais para duas turmas e, além disso, ter aulas on-line com elas – infelizmente, acompanhadas por dois “gatos pingados” em cada. A terça, realmente, também está sendo cansativa e chata... À tarde, depois de tudo, academia (com novo treino, oba!) e fisioterapia. Ainda sobraram uns minutos para um café na padaria do Geder.
 
Quero tratar de um tema que, bem sei, é bastante polêmico. Assim, aceitarei opiniões divergentes, já que, para ele, não tenho uma solução pronta. Pela manhã, conversando com amigos, surgiu a temática de hoje: vontade de trabalhar x oportunidade de trabalho.
 
Com sua já conhecida dimensão continental, o Brasil enfrenta muitas mazelas sociais. Há quem diga que, por sermos uma “potência” terceiro-mundista, deveríamos ter um padrão de vida melhor; contudo, a realidade prova o contrário.
 
Assim, temos uma imensa massa da população que acabou se “jogando nas cordas”, vivendo às custas de programas sociais governamentais. Isso gerou indolência, apatia e resignação a sua condição aviltante. É como se o sujeito pensasse: “sou miserável e com isso devo me conformar”. Aliado a isso, ocorre a problemática de ter vontade efetiva de exercer uma atividade laboral remunerada.
 
Agora, precisamos também considerar que há outra imensa massa que, mesmo desejando trabalhar, não tem a oportunidade. Há, mas “carpa um lote”, então, diria o habitante do Sul. Infelizmente, não há tantos lotes assim disponíveis para carpir...
 
Explico melhor meu raciocínio: sem alimento na mesa, sem educação formal adequada, sem sequer uma roupa apresentável, será tão fácil assim para o sujeito encontrar alguém que lhe dará uma oportunidade? Quantos empregadores contratam alguém sem referências, sem formação? Como contratar alguém que poderá “roubar” meu produto ou “afastar meu cliente” pela sua péssima aparência?
 
A essas questões, podemos incluir muitas outras para ilustrar. Então, não é tão simples resolver essa equação da vontade de trabalhar x a oportunidade de trabalho. Como falei no princípio do texto, aceito divergências – mas que sejam bem sustentadas; afinal, é melhor tentarmos resolver a problemática do que “alimentá-la” com mais preconceitos.
 
Boa noite!
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

222944
HojeHoje63
OntemOntem206
SemanaSemana287
MêsMês828
TodasTodas222944