Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).
Diário da Pandemia – 678º dia:
Conseguem imaginar um dia improdutivo? Pois é! Foi assim o de hoje... Acordei relativamente tarde, depois de uma noite maldormida (pontuada por sonhos incomodativos). Depois do almoço, para fazer algo útil, visitei a Lavanderia Universo (parceria do site) e, na sequência, já retornei para casa. Como não estava lá muito disposto, nem a sesta foi acolhedora. Paciência! Amanhã, como já diz sabiamente a canção, será um novo dia!
Não canso de repetir: a partir de 2015, pós-separação conjugal, experimentei uma nova fase da vida, de muitos aprendizados. Assim, entre as diversas situações a que me propus, uma é deveras importante: ser “aprendiz”.
Na verdade, constantemente, somos aprendizes. A vida nos impõe isso, na medida em que, caso não aprendermos, seremos “deixados” para trás. Então, não há como “fugir” do aprendizado constante.
Ser aprendiz, parece-me, é um caminho do saber, do exercício de aprender, principalmente com as experiências a que somos submetidos. Claro, muitas delas, somos nós que escolhemos passar...
Também considero que esse movimento de estar propenso a aprender continuamente é uma prova de simplicidade e humildade. Sim, não posso me considerar superior a ninguém quando estou em processo de aprendizado!
No final das contas, o conhecimento – como já dizia aos meus alunos na época em que era professor de faculdade e hoje, sendo um mero docente estadual – não possui um valor estimado e nem ocupa espaço em nossa mente (a ciência comprova que nosso cérebro, sendo seletivo, irá armazenar tudo aquilo que considerarmos relevante).
Portanto, torço para que eu esteja sempre propenso a ser aprendiz. Que, com base nas experiências frustradas, eu possa traçar novos caminhos, em direção ao sucesso. E que, notadamente, o meu aprendizado nunca seja motivo para eu subjugar aos outros, mas sim poder repassar a eles o meu conhecimento, sempre em direção ao bem!
Tenho fé!
E você, considera-se um eterno aprendiz?
Boa noite!