Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).
Diário da Pandemia – 1.175º e 1.176º dias:
Estão bem preparados para o feriado de amanhã? Eu, sim! Mas, antes de ele chegar, “precisei” trabalhar um pouco, entre ontem e hoje, já que sou mais um “pobre” assalariado... Além disso, visitei a Lavanderia Universo (nossa querida parceira do site), encaminhei alguns exames médicos (de rotina) e também paguei o nefasto IPVA – aliás, é justo pagarmos imposto sobre um bem que já é nosso? O Governo acha que sim...
Já tratei, muito antigamente, de assunto semelhante nestas nobres páginas, mas quero “retornar à carga”, agora sob outro enfoque. Você já ouvir falar no chamado “piloto-automático”?
O piloto-automático, conforme explica nosso dicionário, é, basicamente, um controlador de velocidade. Tecnologia presente nos veículos, possibilita que seja definida uma velocidade limite para eles. Com isso, o motorista tem liberdade na condução, já que é dispensada a necessidade de aceleração.
Por outro lado, você já se perguntou, sendo ser humano, como é viver no piloto-automático? A resposta é bem simples: repetir padrões e estabelecer uma rotina de comportamento, dia após dia... Enfim, significa um estado mental em que as ações são desempenhadas sem objetivo, sem intencionalidade.
Quando estão no piloto-automático de suas vidas, as pessoas acabam fazendo as coisas sem pensar (ou seja, automaticamente), vivem “grudadas” no celular (opa! Eu quase faço isso...), acabam tendo dificuldades de lembrar as coisas e desenvolvem a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Atenção: psicólogos me ajudaram nessa caracterização!
Então, precisamos, urgentemente, “escapar” do piloto-automático! Ele não é algo benfazejo! Talvez o caminho esteja em ocupar-se com atividades realmente úteis e diferentes, tais como um bom treino de academia ou uma boa caminhada, um encontro para café/chimarrão com amigos, entreter-se com um animal doméstico, organizar as coisas de casa, ler um bom livro...
Sim, a ultrarrápida sociedade moderna modela-nos a ficar inertes, mas precisamos nos rebelar quanto a isso! Por isso, busquemos viver mais independentes e sem o controle perverso de um piloto-automático.
Boa noite e bom feriadinho!