Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).
Fui professora, com muito orgulho! (relato de experiência vivida)
Neste pequeno relato, vou tentar expressar, com palavras, o que é ser professora, profissão que exerci por 27 anos e continuo até hoje, porque sei que, com muito carinho, acolhi meus alunos e deixei boas marcas na mente e no coração de todos eles.
O que mais me apaixonou em minha carreira foi alfabetizar. Afinal, não tem preço você iniciar o ano com aquele aluno que não sabia nem pegar direto no lápis e chegar ao final do ano lendo e escrevendo. Lembro até hoje das carinhas assustadas e, logo depois, mais tranquilas, familiarizados com os colegas e a professora, interagindo nas aulas e também no recreio.
Desses anos de trabalho no magistério, 17 foram em escolas multisseriadas, onde só havia uma sala e uma cozinha pequena, em que eu preparava o lanche. Enfim, tudo era feito pela professora: desde a documentação escolar, passando pelo lanche e até limpar a escola.
Assim, na sala, com apenas um ou dois quadros negros, eu ensinava 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries, com a faixa etária dos alunos dos sete aos 15 anos. Por isso, só conseguia atingir todos os objetivos com muito amor e muita dedicação.
Naquela época, os alunos aprendiam, desde muito cedo, a trabalhar sozinhos, porque viam que a professora estava ocupada a todo o momento. Os que terminavam as atividades antes, ajudavam os que tinham mais dificuldade, e o incrível é que, entre eles, se entendiam e conseguiam todos aprender!
Até hoje, quem estudou comigo me chama de professora. Já faz muito tempo que sou aposentada, mas tenho certeza que procurei dar o melhor de mim para um bom aprendizado e um bom futuro de meus alunos!
* texto de autoria de Leoni Pereira, professora aposentada que reside em Guarapuava (PR)